SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO VEICULO

O sistema de arrefecimento tem a função de resfriar o motor do veiculo, mantendo-o numa temperatura entre 90 a 100 graus Célsius – faixa considerada ideal. Assim, o veículo continua operando sem problemas gerados pelo superaquecimento. 

O motor de veiculo tem Sete componentes que formam o conjunto, cada um com sua função específica. veja a listar de todos eles. Confira abaixo.

BOMBA DE ÁGUA

A bomba d água e Acionada por meio da correia do motor, sua principal função é possibilitar a circulação de água no sistema. Assim, é gerada a troca de calor entre o líquido e as peças do motor.

Válvula Termostática

A válvula termostática garante que a água em contato com o motor atinja a temperatura ideal. Ao alcançar esse nível, a válvula se abre, liberando a passagem da água para o radiador; cria-se, assim, um ciclo de resfriamento do motor. 

RESERVATÓRIO DE ÁGUA

Cabe ao reservatório armazenar toda a água do sistema de arrefecimento. Ele contém indicadores do nível da água no conjunto, de modo que o motorista saiba quando deverá reabastecê-lo com água e aditivo. Isso ocorre a partir do momento no qual o nível fica abaixo do necessário indicado no marcador.

RADIADOR A.R Radiadores bh

Este é um dos mais importantes – e conhecidos – itens do sistema de arrefecimento. Seu papel consiste em realizar a troca de calor entre a água quente vinda do motor e o ar mais frio do ambiente.

O radiador conta com aletas de alumínio que permitem a entrada de ar frio. Ao entrar em contato com as aletas, a água é resfriada pelo ar de fora. Logo depois, ela retorna para o ciclo de resfriamento do motor.

ADITIVO

O aditivo entra em ação como complemento a fim de impedir que a água ferva ou congele. Dessa forma, ele mantém a temperatura do motor na faixa ideal enquanto o veículo está em movimento. Além disso, há a ação antioxidante para as peças do motor que ficam em contato constante com a água. 

Existem três tipos de aditivos: os orgânicos, os sintéticos, e aqueles compostos por etilenoglicol. Cada um tem uma função antioxidante diferente, e o manual do veículo indica qual é o ideal para seu motor.

Os aditivos de etilenoglicol são conhecidos por serem altamente tóxicos. Os orgânicos, por sua vez, são biodegradáveis, enquanto os sintéticos possuem maior vida útil.

A troca de um aditivo deve ser feita por outro da mesma categoria. Por exemplo, se o manual do seu carro indica o orgânico, não é indicado você usar um sintético depois. Alterações como essa podem prejudicar os componentes do sistema de arrefecimento e, consequentemente, o resfriamento do motor.

Sensor de temperatura

Também conhecido como “cebolinha de temperatura”, o sensor é responsável por informar a temperatura da água do sistema de arrefecimento. Esse dado é enviado tanto para o módulo de comando (ECU), quanto para o painel do veículo.

O equipamento opera por meio de um termistor interno, cuja resistência varia de acordo com a mudança de temperatura do sistema de arrefecimento. 

Eletroventilador

Chamado de ventoinha, cabe a ele ventilar o radiador, resfriando a água de forma mais rápida e eficiente. Assim, o líquido retorna com melhor desempenho, impedindo um excesso de calor excessivo no motor. 

Tipos de sistema de arrefecimento

Há dois tipos. O primeiro é o sistema aberto, cuja aplicação era mais comum nos nos 1980. Dada sua configuração, o fluido evaporava com facilidade, tornando necessário repor o radiador constantemente. 

O segundo tipo é o sistema de fluxo fechado e pressurizado, que impede com eficácia muito maior a evaporação da água e do aditivo. Assim, o proprietário do veículo não precisa repor o líquido a todo momento.

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