Desempenho do Intercooler:

O intercooler foi criado para exercer uma função muito importante aos motores turbo (turbo alimentados), ou turbo compressor, como também são conhecido.

Os motores turbos têm em seu sistema o que há de melhor, pois a turbina EMPURRA o ar para dentro do motor, fazendo com que ele não tenha o trabalho de aspirá-lo. Com isso, entra mais ar para dentro dos cilindros, tem-se uma maior explosão de ar-combustível e, logicamente, maior potência. O único mal do sistema turbo é empurrar ar quente para dentro do motor, ar este pobre em oxigênio. Isso se deve à estrutura da própria turbina, pois sendo ela composta de dois caracóis, frio e quente, montados em um único eixo e muito próximos um do outro, o caracol quente, que é movimentado pelos gases do escapamento, acaba transferindo calor para o caracol de admissão, que recebe o ar da atmosfera com a temperatura ambiente.

Em razão da proximidade dos caracóis, o ar da atmosfera recebe influência direta do caracol quente e o ar entra com a temperatura aquecida e sob forte pressão, o que acaba agitando as moléculas do ar, tornando-o ainda mais quente. Essa elevação da temperatura expande as moléculas, impedindo a entrada de ar em maior quantidade.

Diante disso, temos uma queima mal feita do combustível, o que também concorre para a elevação da temperatura e, como conseqüência natural, uma redução considerável na vida útil do motor.

Nessas circunstâncias é que o INTERCOOLER apresenta seu desempenho fundamental: trocar o ar quente, pobre em oxigênio, por ar frio, rico em oxigênio e bem condensado. Dessa forma o motor tem melhor queima do combustível,, melhor torque, melhor potência, maior economia e, conseqüentemente, vida útil mais longa. Veja ilustração abaixo:

Clique aqui, efique por dentro do Funcionamento do intercooler