A função do motor intercoolado

 

O intercooler é o melhor aliado da turbina de um sistema de motores turbo alimentados, pois é ele que elimina o maior mal desse sistema: o de empurrar ar quente para dentro da admissão do motor.

O ar entrando quente, ele entra pobre em oxigênio e com a massa expandida, ocupando, por isso, maior espaço na câmara de explosão e sem condições de propiciar uma queima ideal do combustível.

Porém, quando o ar quente da turbina passa por um sistema que o refrigera (intercooler), ele se condensa e se enriquece de oxigênio, o que permite mais massa de ar por cilindro e uma perfeita queima do combustível na câmara de explosão, gerando mais potência, maior torque e menor consumo de combustível.

O Intercooler, em resumo, é o ar condicionado para o motor, dando-lhe, além das vantagens acima mencionadas, maior vida útil. 

Existem duas formas de Intercooler: O ar-ar e o ar-água, sendo este também conhecido por “aquacooler”.

O Intercooler ar-ar é o mais conhecido e o mais usado. Sua estrutura básica é composta por dutos, por onde passam o ar quente e expandido vindo da turbina. Entre esses dutos existem aletas em zig-zag, que fazem a troca de temperatura do ar quente por ar resfriado.

Dutos de Ar (Aletas de Refrigeração):

Existem várias formas de dutos:

a)   Estriados, normalmente de forma retangular e com bordas arredondadas e  brasados;

b)   De tubos expandidos, construídos de tubos redondos;

c)   Retangulares e com labirintos brasados.

Eles fazem troca de calor de forma diferenciada, ou seja, uns refrigeram menos e outro bem mais, dependendo do tipo de duto usado em sua construção. Os intercooler’s construídos com os materiais mencionados nas alíneas “A” e “B” acima, são bem mais baratos do que os construídos com os dutos constante da alínea “C”, em razão de apresentarem baixos resultados em sua operacionalidade, já que o material utilizado em suas confecções são de baixo custo, por serem desprovidos de tecnologia avançada.

Os dutos estriados normalmente têm paredes mais grossas e, por isso mesmo, trocam o calor com menos eficiência. Suas paredes têm a forma retangular, as bordas arredondadas e possuem estrias por dentro ao invés de labirintos.

     Dutos Estriados (Vista corte frontal)

Os dutos de tubos redondos, chamados de tubos expandidos, têm paredes médias e trocam menos calor ainda. O ar quando passa pelos tubos, “turbilham”, sem que o núcleo tenha contato com as paredes, razão pela qual tornam-se menos eficientes.

     Tubos Expandidos (Vista lateral e frontal)

Os melhores dutos para se obter a ideal troca de temperatura são os retangulares com labirintos brasados, pois tendo as paredes bem mais finas, permitem a melhor troca de calor. Quanto mais finas forem as paredes dos dutos, maior o seu poder de troca de calor.

Além disso, esses dutos têm em seu interior umas pequenas aletas desencontradas onde, com maior eficiência, se dissipa o calor. Por isso a MAXCOOLER só utiliza esse sistema na construção de seus intercooler’s, importando material de alta tecnologia.

     Dutos com labirinto (Vista corte frontal)

Clique aqui, e fique por dentro do  Desempenho do Intercooler:

Post Your Comment Here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *